-

10616598_778857168842345_3808983668199633324_n

O Projeto Gadareno desenvolve um trabalho de ação social no segundo e quarto sábado do mês junto a população de rua, buscando atendê-la nas suas necessidades básicas.

Café com leite e sanduíches de presunto e queijo são fáceis de preparar e agradam a  todos os moradores de rua. Equipes uniformizadas seguem rotas pré-estabelecidas nas ruas de Curitiba, levando alimento, roupas, cobertores e o principal, muito amor para essas pessoas.

10408818_828350010559727_7757977406460632092_nCom uma abordagem amigável, as pessoas da equipe se aproximam oferecendo o lanche e, conforme a receptividade, eles têm a oportunidade de conversar, orar e orientar individualmente.

A iniciativa, além de dar amparo a irmãos em situação de rua, visa distribuir principalmente atenção, carinho e salvação. O diferencial não é o sanduíche, ou a roupa, mas o “ouvir com o coração” os problemas e histórias que gentilmente são confidenciados aos auxiliadores. É isso que faz o trabalho ter significado.

 

Posteriormente, adotando alguns critérios, o Projeto oferece um espaço dentro da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular para banho e troca de roupa semanalmente.

quartaNeste mesmo dia o Projeto serve um lanche para os gadarenos e faz uma reunião com aqueles que se interessam para falaquarta3r do amor de Deus. Colaboradores ensinam princípios de uma vida estruturada por meio de estudos bíblicos, contextualizados com a necessidade do grupo.

Quando a pessoa em situação de rua está frequentando o Projeto com assiduidade ou está saindo de uma casa de recuperação e não tem para onde ir, o Projeto encaminha essa pessoa para participar do Programa 40D, de acordo com a disponibilidade de vagas.

 

quarta6 quarta7Este Programa auxilia diariamente as pessoas selecionadas, por meio de uma programação diária de atividades, que inclui alimentação, banho e troca de roupa. Depois, algum membro da equipe direciona as mesmas para os serviços oferecidos pelo governo, como o CAP’s, que é um centro de atividades para reabilitação do drogadicto.

Após essas atividades, no tempo vago, é sugerido a pessoa que a frequente alguma instituição religiosa para uma busca diária de comunhão com Deus. No final do dia retorna para o seu lugar de rua. Esta rotina acontece durante quarenta dias consecutivos.

O morador de rua que consegue cumprir os quarenta dias de rua livre das drogas é convidado a frequentar a Casa do Filho Pródigo.