-

Onde fica a casa do filho pródigo?

Por Pastor Jorge Santos

ONDE FICA A CASA DO FILHO PRÓDIGO?

Um filho que, após requerer antes do tempo a sua herança, abandonou sua casa, gastando tudo de forma irresponsável o que havia recebido, ficou numa situação de tamanha miséria que chegou a desejar a comida dos porcos. Arrependido da decisão errada que tomara, decidiu voltar para casa. Quando o seu Pai o avistou, compadecido dele, correndo o abraçou e beijou. A alegria do Pai era ter o filho novamente junto dele. (Bíblia, Lucas 15.11-32).

Estamos vivendo hoje uma epidemia de filhos pródigos, que por causa das drogas não conseguem mais conviver com suas famílias, abandonam as suas casas e vão morar nas ruas, dormem embaixo de marquises, viadutos, dentro de bueiros, no meio do mato. São homens, mulheres, jovens e idosos, pessoas que há pouco tempo estavam em casa com suas famílias, e hoje vivem em condições humilhantes. Em certa ocasião um deles me relatou, “acabei sócio de um rato, em uma lata de lixo”, muitos deles quando estão nesta situação pedem ajuda, querem retornar, porém romperam de tal forma o vínculo que tinham com a família que não encontram uma casa para voltar. A família se viu impotente diante deste gigante que se chama drogadição, principalmente o crack que é uma droga barata, e vicia rapidamente. A droga é uma fraude: oferece prazer e a pessoa paga com a escravidão. (paráfrase de “pecado”, Ernandes Dias Lopes).

Uma das principais alternativas para quem quer abandonar as drogas é ser encaminhado para uma clinica de recuperação para dependentes químicos ou uma comunidade terapêutica; na primeira encontram profissionais qualificados, na outra encontram na maioria das vezes pessoas que possuem a experiência de terem conseguido abandonar as drogas, e se utilizam desta para ajudar a outros. Em um caso ou outro, decorrido um determinado período que pode variar de seis a doze meses, estas pessoas estão prontas para retornar para suas casas. Qual casa? Muitos deixaram pais, esposas, filhos em casa, e hoje não contam mais com suas companheiras que acabam por desistir de aguardá-los; alguns pais querem ajudar, porem de longe ainda está vivo na memória as brigas, furtos e manipulações; tantas vezes a confiança foi quebrada, que conseguir restaurá-la pode ser um processo lento, e que nem sempre os ex-dependentes químicos suportam ou podem aguardar. Nesta fase já estão sem usar drogas, porém sem a confiança das pessoas que os amam tentam recomeçar sozinhos, algumas vezes conseguem ajuda para alugar um quartinho, tirar documentos e arrumar um emprego; mas na solidão de um pequeno cômodo é muito difícil chegar ao terceiro mês de salário, e fatalmente recaem nas drogas; nas palavras de um ex-usuário o “isolamento é o núcleo da doença”.

A facilidade para cair no mundo das drogas é muito grande, sair de lá, somente um milagre, por isso temos que nos unir Estado, Comunidades Terapêuticas, família e Igreja. A Igreja pode e deve desempenhar um papel fundamental na reintegração social destas pessoas que um dia tiveram uma vida normal com casa, trabalho, família e estudos. Nosso papel tem que ser o daquele pai que recebeu o filho com um abraço, nós precisamos amar estas pessoas, não importa o que fizeram, vamos acolhê-las. Que as nossas Igrejas, representadas por mim e por você sejam A CASA DO FILHO PRÓDIGO QUE ESTÁ RETORNANDO.

Jorge Ferreira dos Santos
Pastor e líder do Projeto Gadareno da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular de Curitiba.