-

É incrível como Deus faz as coisas

Bate Papo com Mariza Antunes. 

Por Giane Gonçalves

Cheguei à sede do Projeto Gadareno do qual também faço parte e vi uma mulher muito dedicada e interessada em seus afazeres numa sala repleta de roupas.  Disse um Oi bem alegre, ela me abraçou emocionada e falou: Estou arrumando as coisas dos meus irmãos da rua. Outro dia, um deles esteve aqui para escolher umas roupas e falou sorrindo: Olha o “cantinho da benção”!  Posso pegar o que eu precisar?

Mariza me revelou como é incrível o jeito que Deus faz as coisas! Um dia quando ela saía do trabalho, passava pelo centro e sempre parava em um determinado local e ficava observando os Moradores de Rua se ajeitando pra dormir. O frio era demais! Um estendia um papelão na calçada gelada, outro pegava um cobertor e cobria-se até a cabeça. Os demais não tinham nada ali, então simplesmente se encolhiam pelos cantos na esperança de que o sono fosse mais intenso que o frio.

Sentiu-se muito incomodada ao ver aquela situação, então orava em silêncio com um carinho inesperado e com uma sensação de que um dia poderia fazer algo por eles. O que ela ainda não sabia era que Deus já estava trabalhando em seu coração a respeito dos Moradores de Rua.

Num culto de domingo muitas pessoas estavam sendo batizadas e, entre elas, para sua surpresa era um ex-morador de rua. Glórias sejam dadas a Deus ela falou… Sentiu uma alegria inexplicável. Foi aí que ouviu falar pela primeira vez do Projeto Gadareno, do qual faz parte a mais de um ano e está em contato direto com os moradores cada vez que saí às ruas, fazendo abordagens, distribuindo lanches e o mais importante orando e falando de Jesus para cada um deles. Um dia ela apenas observava e hoje faz parte da Equipe do Projeto Gadareno e está muito feliz pelo que Deus tem feito em sua vida. Hoje é ela quem cuida do “canto da benção” como se fosse uma extensão do seu próprio quarto e como se ela estivesse cuidando do seu próprio guarda roupas. Assim ela pode doar um pouco de si aos irmãos que um dia via apenas de longe nas ruas.

Pedi que ela me descrevesse dois momentos que marcaram suas saídas nas ruas, sendo um triste e outro feliz. Ela me contou que o triste ocorreu quando por três vezes um morador de rua negou Jesus, negou a oração, negou qualquer tipo de ajuda. Um tempo depois quando ela voltou para procurá-lo, descobriu que ele não estava mais ali e perguntando aos outros a informaram que ele tinha sido assassinado com golpes de faca. Que triste realidade!

O momento feliz nas ruas acontece quando se ouve da maioria que eles desejam uma vida melhor. Que querem mesmo abandonar o vício, a miséria e reencontrar a família. Juntamente com os outros integrantes da equipe ela já ajudou a retirar várias pessoas das ruas e elas estão em tratamento. Ela acrescenta que sua MAIOR ALEGRIA é quando um desses moradores abre o coração pra JESUS, afinal esta é a marca do Projeto Gadareno… Cuida-se do corpo físico dando de comer, beber e vestir, mas principalmente cuida-se vida espiritual aquecendo a alma dando continuidade ao trabalho.

Mariza faz questão de dizer que tem aprendido a valorizar mais a vida e as pessoas. E que Deus tem lhe mostrado como o sofrimento é algo muito triste. Mais triste ainda é ouvir da própria boca dos moradores de rua que a maioria deles está ali por causa das drogas. E é por estas, dentre outras coisas, que vale a pena o tempo dedicado e o esforço do Projeto Gadareno.

Mariza é Cuidadora de Idosos, Diaconiza e Obreira – 1º IEQ e Centro Evangelístico – Integrante da Equipe do Projeto Gadareno.