-

Grupos Pequenos

por Paulo Henrique Gomes

VIDAS TRANSFORMADAS NO MOCÓ

Desde o início do Projeto Gadareno entendemos a importância dos grupos pequenos como um meio de criarmos relacionamento com os moradores de rua. Nossa primeira experiência aconteceu em um mocó, local onde eles costumam ficar durante a noite para consumir bebidas e drogas.

Começamos em uma quinta-feira às sete horas da manhã, o local era uma demolição cuja única construção em pé era uma garagem com aproximadamente doze metros quadrados onde dez pessoas dormiam sobre restos de espuma em meio a muita sujeira, restos de comida, ração de cachorro e três cachorros adultos e meia dúzia de filhotes. O lugar era caótico, porém nossa vontade de falar de Jesus para aquelas pessoas era maior que todas as dificuldades.

Nas sete quintas feiras seguintes pudemos ver mudanças naquelas vidas e também no lugar que aos poucos foi sendo transformado, na última semana o mocó estava limpo, as paredes antes pichadas agora continham mensagens de amor e esperança, mas infelizmente ou felizmente eles foram despejados daquele lugar e voltaram para as ruas. Continuamos por alguns meses até aquele grupo se dissipar. Para nossa alegria algumas pessoas daquele primeiro GP hoje se encontram fora das ruas e freqüentando nossa igreja. Tivemos outras experiências de GPs nas ruas, mas nenhuma foi tão impactante quando a do mocó.

ALIMENTO ABUNDANTE NA CASA GRATIDÃO

A comunidade terapêutica Casa Gratidão que ajuda na reabilitação dos moradores de rua e é amiga do Projeto Gadareno conta hoje com três GPs que acontecem as terças, quartas e sábados com facilitadores da equipe do projeto.

Segundo o líder a forma como os facilitadores transmitem o evangelho ajudam a estabelecer um vinculo de amizade, a cada encontro os internos têm sido atraídos pela palavra de Deus.  Os GPs promovem unidade, serenidade e vontade de crescer, mostram que há um modo de viver muito melhor.  Depois que os GPs tiveram início na comunidade as recaídas diminuíram drasticamente.

Para um ex-interno da comunidade e agora voluntário, os GPs são responsáveis pelo alimento espiritual diário e faz um comparativo: “se não nos alimentarmos ficamos doentes, assim também as mensagens trazidas pelos pastores ajudam a nos fortalecer para resistirmos às lutas diárias”. Ele ressalta que os GPs têm sido um grande auxilio para sua sobriedade e que já está livre das drogas a mais de seis meses.

MOMENTO DE COMPARTILHAR COM A EQUIPE

Na opinião do líder do Projeto Gadareno, o GP da equipe, que acontece às quartas feiras a noite na igreja é um momento em que todos podem compartilhar. No dia a dia do projeto estamos sempre lidando com assuntos operacionais e nos doando o tempo todo, porém precisamos de um momento para também receber.

Para uma participante da equipe o GP promove crescimento espiritual, união e amizade. Podemos partilhar nossas experiências, aprendizados e necessidades. Fortalecemos nossa unidade como equipe.

Paulo Henrique Gomes
Facilitador